Sign in / Join

É um passaro. É um avião. É um mamífero jurássico!

Ⓒ University of Chicago/AFP – April I. Neander – | Esta reconstrução de folhetos lançada pela Universidade de Chicago em 8 de agosto de 2017 mostra um Maiopatagium com seu bebê escalando em um tronco de árvore

Nem todos os mamíferos pré-históricos precisavam correr para evitar dinossauros com quem compartilhavam o planeta na era Jurássica. Alguns simplesmente deslizaram, de acordo com pesquisas publicadas na quinta-feira.

Os fósseis de dois mamíferos extintos que viveram na China cerca de 160 milhões de anos atrás, revelaram os contornos das membranas semelhantes a asas juntando a parte dianteira e os membros traseiros dos criadores de roedores, disseram cientistas na revista Nature.

“Com os membros longos, os dedos longos da mão e do pé e as membranas semelhantes a asas para o deslizamento de árvore para árvore, Maiopatagium furculiferum e Vilevolodon diplomylos são os mais antigos planadores conhecidos na longa história de mamíferos iniciais”, afirmou uma declaração da Universidade de Chicago, cujos pesquisadores participaram do estudo.

Uma das criaturas mediu cerca de 23 centímetros (nove polegadas) de cabeça para cauda, ​​e os outros 8 cm sem a cauda, ​​o que faltava.

Sua capacidade de deslizar teria dado acesso a alimentos que os concorrentes vinculados à terra não poderiam alcançar, disse o time.

Isso mostrou que os mamíferos ancestrais se adaptaram a um ambiente desafiador e a uma forte competição de dinossauros.

“Estes novos planadores fósseis são os primeiros mamíferos alados e eles demonstram que os primeiros mamíferos realmente possuíam uma ampla diversidade ecológica”, afirmou o time.

Isto significa que os dinossauros provavelmente não dominaram a paisagem mesozoica tanto quanto se pensava anteriormente “.

A era mesozoica de cerca de 250 milhões a 66 milhões de anos foi dividida em períodos triássico, jurássico e cretáceo.

Termos de serviço